Trilha Inca – Tradicional ou Curta?

Tempo de leitura: 4 minutos

Dos caminhos disponíveis para se chegar até Machu Picchu, a Trilha Inca Peru é sem dúvidas o mais famoso deles. Ela atrai viajantes de todo o mundo, interessados em caminhar pela estrada pavimentada de pedras que circunda rios, montanhas e reserva diversas surpresas na forma de ruínas históricas exclusivas que não podem ser acessadas por turistas que escolherem ir para Machu Picchu de trem ou por outras trilhas.

Nós já comentamos anteriormente sobre o que é o QhapaqÑan, o Caminho Real dos Incas, bem como os roteiros detalhados da Trilha Inca Tradicional ou Clássica e da Trilha Inca Curta que estaremos disponibilizando nos próximos artigos.

Neste artigo, iremos apontar as principais diferenças na paisagem, atrações e nível de esforço físico entre as duas rotas para que você, viajante, possa se programar para escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades.

 

Conheça, então, as principais vantagens e desvantagens entre a Trilha Inca Tradicional e a Trilha Inca Curta:

1 – Tempo

O primeiro fator a ser considerado na hora de escolher entre uma trilha e outra é o tempo. Enquanto a Trilha Inca Tradicional ou Clássica leva quatro dias no total (três de caminhada e um em Machu Picchu), a Trilha Inca Curta leva apenas dois dias (um de caminhada e um em Machu Picchu).

Isso faz com que o trajeto mais curto seja ideal para quem quer conhecer um pouco mais sobre os incas além da atração principal que é Machu Picchu, mas dispõe de pouco tempo de viagem ou não tem vontade de fazer uma longa caminhada.

Já a Trilha para Machu Picchu Tradicional é uma experiência enriquecedora, não apenas por passar por mais ruínas e sítios arqueológicos pelo caminho, mas por oferecer em primeira mão vistas deslumbrantes das cordilheiras que emolduram a região.

2 – Nível de Dificuldade

A Trilha Inca Tradicional ou Clássica exige sem dúvida nenhuma um maior esforço físico por parte do viajante. Isso porque são mais de quarenta quilômetros percorridos desde o povoado de Piskakucho. Além disso, o trajeto tem mais de mil metros de desnível, o que pode cobrar seu preço sobre quem é mais suscetível ao soroche – o mal de altitude. Apesar disso, a paisagem mais do que compensa o esforço extra.

Já a Trilha Inca Curta é muito mais fácil e até mesmo idosos costumam se aventurar por ela. Apesar disso, como o tempo é limitado, os quinze quilômetros são percorridos em um tempo mais curto, para que o segundo dia possa ser inteiramente dedicado para curtir Machu Picchu.

3 – Custos

Os custos de ambas as trilhas, apesar da diferença de roteiro, são praticamente os mesmos. Isso porque ambas necessitam o bilhete especial emitido pelo governo para os sortudos quinhentos visitantes que podem percorrer o caminho por dia. E, embora a Trilha Inca Tradicional ou Clássica tenha duas noites a mais, elas são passadas em acampamentos, o que tem custo relativamente baixo. Já a Trilha Inca Curta, tem dois dias a menos, porém ela tem um pernoite em hotel e um custo extra com a passagem de trem desde Cusco até o início da trilha, o que acaba por encarecer o pacote final.

4 – Atrações

Ambas as trilhas oferecem a oportunidade de conhecer outras ruínas incas além de Machu Picchu, mas é evidente que a Trilha Inca Tradicional ou Clássica possui mais sítios arqueológicos, pois percorre uma parte maior do caminho sagrado dos incas.

Apesar disso, ambas tem vistas panorâmicas para a cordilheira de montanhas peruanas e ambas passam pelos terraços agrícolas de Wiñaywayna, um dos complexos arqueológicos mais bem preservados de todo o Caminho Inca Real.

Protected by Copyscape Online Copyright Checker

 

eBook Gratuito, Baixe Agora!

Peru 5 lugares imperdiveis

 

Em breve estaremos disponibilizando os roteiros detalhados da Trilha Inca Tradicional ou Clássica e da Trilha Inca Curta no Peru, fique ligado nas matérias e assine nosso canal de informações, se gostou compartilhe no Facebook, Twitter e Google+ com seus amigos e deixe sua viagem por conta da Machu Picchu Brasil – Juntos num só destino.

Saiba que o maior perigo de se conhecer o Peru é se apaixonar pelo país e querer ficar mais e mais no lugar. O que está esperando para visitá-lo e se surpreender com a beleza e com os encantos peruanos? Na volta, conte pra gente o que achou da experiência nos comentários!

Texto : Machu Picchu Brasil no Google+

Machu Pitchu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *