Entrada de brasileiros no Peru: como está o turismo no país

Tempo de leitura: 6 minutos

A boa notícia finalmente chegou: o governo peruano liberou a entrada de brasileiros no Peru! Com isso, o país se junta a outros países que abriram suas fronteiras para o Brasil devido ao avanço da vacinação.

Se você tem planos de viajar para o Peru em breve, continue a leitura para saber mais detalhes sobre as regras para entrada de brasileiros em território peruano, como estão funcionando as atrações turísticas e a situação geral da pandemia por lá.

Quais as regras para entrada de brasileiros no Peru durante a pandemia?

Desde o dia 6 de setembro, está liberada a entrada de brasileiros no Peru e não será mais exigido fazer quarentena.

A autorização é para brasileiros com imunização completa (duas doses ou dose única), independentemente da vacina tomada. Se você se enquadra nesse requisito, então basta apresentar o “passaporte da vacina” que é um certificado de vacinação disponível no aplicativo oficial do Governo chamado “Conecte SUS”.

Brasileiros que ainda não estejam 100% vacinados também poderão entrar no país, desde que apresentem exame RT-PCR ou antígeno com resultado negativo, realizado até 72 horas antes da viagem.

Atualização em 20/09/2021:

Novas atualizações vem sendo divulgadas pelo Governo Peruano referente às exigências para a entrada de brasileiros no país.

Tivemos um comunicado oficial no dia 04/09, outro comunicado dia 17/09 e, por fim, o mais recente foi emitido no dia 20/09.

As novas regras são:

  • Não é mais obrigatório apresentar o certificado da vacinação do covid-19. Ou seja, na entrada no Peru, não irão mais exigir que você comprove que já se vacinou. Basta apresentar o exame RT-PCR com resultado negativo, conforme explicamos no item abaixo.
  • É obrigatória a apresentação do exame RT-PCR negativo. Conforme dito acima, essa passa a ser a única exigência do Governo do Peru. O exame deve ser feito dentro de 72 horas antes da chegada ao Peru. Mesmo quem já estiver totalmente imunizado, vai precisar apresentar o exame negativo do RT-PCR para entrar no país.
  • Crianças a partir de 12 anos de idade, deverão apresentar o RT-PCR negativo. A partir de agora, o Governo do Peru exige que crianças a partir dos 12 anos apresente o exame negativo do RT-PCR. Crianças com menos de 12 anos poderão viajar portando apenas uma declaração médica atestando boa saúde da criança.

Em todos os casos, é preciso também preencher a “Declaração Jurada de Saúde e Autorização de Geolocalização” que é uma declaração online do Governo Peruano e que deve ser preenchida antes do embarque para o país.

Importante mencionar que novas atualizações podem sair a qualquer momento! Nós, da Machu Picchu Brasil, estamos atentos às novas informações oficiais, para sempre comunicar corretamente.

E em nosso instagram, sempre postamos informações atualizadas e vídeos/lives explicativas para orientar quem nos acompanha.

Como está o turismo no Peru durante a pandemia?

Assim como em vários países onde a vacinação está avançando, o turismo no Peru está sendo retomado aos poucos, com todos os cuidados necessários

O país possui o selo Safe Travels criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que tem como objetivo reconhecer os destinos turísticos que adotaram protocolos de saúde e biossegurança para receber os viajantes adequadamente durante a pandemia.

Pensando em boas práticas para uma viagem mais segura durante esse período, elaboramos um Manual com algumas dicas importantes para auxiliar nossos passageiros. Você pode acessar esse conteúdo clicando aqui

A principal atração do país, a cidadela inca de Machu Picchu, está aberta para visitação com 40% de sua capacidade, o equivalente a 897 turistas por dia. Por enquanto, os passeios na atração só podem ser realizados de segunda a sábado, e é obrigatório o uso de máscara para circular pelo local.

Por outro lado, ainda há alguns atrativos que seguem fechados, como o Museu Larco, em Lima.

Como está a vacinação no Peru?

A vacinação no Peru segue avançando. O país encerrou a primeira semana de setembro de 2021 com quase 30% da população totalmente imunizada, de acordo com dados do site Our World in Data. 

Por lá, estão sendo aplicadas doses da Pfizer e da Coronavac, que também têm sido amplamente utilizadas na imunização da população brasileira.

Quais exigências para quem está retornando ao Brasil?

No retorno ao Brasil, o governo brasileiro também possui algumas exigências. 

Será necessário realizar o exame RT-PCR com até 72 horas antes do embarque e apresentar o resultado negativo na hora de embarcar.

Além disso, para retornar ao Brasil, o viajante brasileiro também precisará preencher o formulário online de Declaração de Saúde do Viajante.

Pensando no conforto e praticidade para nossos passageiros, a Machu Picchu Brasil oferece o serviço de acompanhamento e o exame RT-PCR, realizado em clínicas nas cidades de Lima e Cusco. Nossa equipe organiza tudo para nossos clientes, dando mais segurança e tranquilidade. Basta falar com nossos especialistas. 

Viaje para o Peru com a Machu Picchu Brasil: conheça nossos protocolos de segurança

Como a maior especialista no país andino, a Machu Picchu Brasil está preparada para voltar a realizar os sonhos de turistas com a liberação da entrada de brasileiros no Peru.

Saiba como serão os protocolos de segurança durante os nossos tours: 

  • Todos os nossos veículos terão álcool gel para desinfetar as mãos e solução desinfetante para os calçados;
  • Cada passageiro deve ter seu próprio equipamento de proteção individual (máscaras e álcool gel), sendo exigência os passageiros usarem 2 máscaras! Para casos de necessidade, teremos máscaras reservas (caso haja perda ou dano da máscara do passageiro);
  • Nossos guias usarão protetor facial e máscara durante todo o passeio, além de luvas de látex sempre que julgar necessário;
  • Nossos motoristas vão evitar o contato físico com trabalhadores, guias e terceiros; além disso, os veículos terão um encapsulamento para que nosso condutor fique isolado dentro da unidade;
  • Conforme as determinações do governo peruano, cada veículo utilizado nos passeios pode circular com 50% de capacidade e no máximo 12 passageiros; 
  • Nossos veículos serão higienizados diariamente e passarão por fumigação a cada 2 semanas, sempre sob a supervisão de profissionais treinados; 
  • Nos hotéis inclusos nos nossos pacotes, há limpeza e higienização de quartos e áreas comuns com mais frequência, solução desinfetante na entrada para limpeza da sola dos sapatos e café da manhã com horários pré-definidos ou servidos no quarto (pode variar conforme o hotel).

A Machu Picchu está pronta para a retomada do turismo de brasileiros no Peru com toda a segurança e responsabilidade necessárias para o momento. Entre em contato com a nossa equipe e programe sua viagem com a gente! 

Atenção: se você já possui uma viagem comprada conosco e deseja definir as novas datas, veja nosso conteúdo de Passo a Passo para remarcação da viagem e já deixe tudo programado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *