Tempo de leitura: 6 minutos
Viajar para o Peru é também um convite à mesa! Afinal, a culinária andina é uma das mais conhecidas pela sua variedade de ingredientes e o seu sabor único, inclusive, já tendo rendido ao país o título de melhor destino gastronômico do mundo, de acordo com o Travel Awards. Entre os “paraísos” gastronômicos mais famosos do país podemos incluir, claro, uma vasta gama de opções de restaurantes em Cusco, a cidade berço da cultura inca e principal ponto de partida para as ruínas de Machu Picchu!
Exatamente por isso, a gente resolveu destacar alguns dos melhores lugares para comer em Cusco para você incluir em seu roteiro e se deliciar com os melhores sabores da gastronomia tradicional.
Sendo assim, sem mais delongas, continue a leitura até o final e prepare o paladar! Vamos começar!
Quais os melhores restaurantes em Cusco?
Para quem ainda não sabe, recentemente, a cidade de Cusco foi intitulada como o destino predileto dos turistas em toda a América do Sul, segundo uma importante revista de turismo. Esse reconhecimento não é à toa e nem se resume apenas à sua localização e história.
Há muitos méritos a serem destacados para a obtenção desse resultado. Tanto o governo peruano como os estabelecimentos locais não medem esforços para oferecerem o que há de mais rico e original aos seus visitantes, desde um calendário de festas incríveis até cardápios completos de darem água na boca.
E por falar nisso, é hora de conhecer as melhores dicas e se surpreender com a variedade de restaurantes em Cusco, para todos os gostos e bolsos. Confira!
1. Yaku (cozinha peruana e saudável)
Se você busca um ambiente extremamente agradável e com um clima mais familiar, o Yuka é uma excelente pedida. Entre os restaurantes em Cusco que apostam em uma mistura do clássico com o moderno, esse é perfeito. Ele oferece tanto pratos da gastronomia tradicional como carne de alpaca, salada de quinoa e ceviche como opções para quem quer experimentar alguma versão reinventada, como hambúrgueres e até lasanha de ingredientes andinos. Que tal?
Ah, além de saboroso e aconchegante, o Yuka conta com um cardápio bem “camarada” para o bolso dos turistas. Vale a visita, pelo menos em um dia do roteiro!
Calle Huaynapata 410, Cusco – Peru ($$-$$$)
2. Organika (Comida natural)
Como o nome já sugere, o Organika é uma daquelas opções de restaurantes em Cusco para quem busca um cardápio mais leve e saudável, incluindo refeições veganas também. O estabelecimento garante que a variedade de ingredientes usados em seus pratos vem das fazendas e produtores orgânicos do Vale Sagrado dos Incas, em especial da cidade de Urubamba.
Ou seja, comida com energia de verdade! Entre os pratos mais comentados e elogiados dos adeptos, se destacam a salada de trufas com molho de maracujá e a sopa de quinoa, tudo servido em um ambiente simples, confortável, bem familiar e com preços justos.
Calle Resbalosa, 410 Cusco – Peru ($$-$$$)
3. Hanz Craft Beer Restaurant (Comida peruana, tapas e bar)
O restaurante e cervejaria não economiza nos pratos e, muitos menos, nos copos. Com uma produção própria de cervejas, o Hanz Craft é uma das referências de Cusco para quem não abre mão de boa dose e com qualidade garantida.
Já no menu de refeições, as opções são muito variadas, desde tapas diversas (dá pra experimentar um monte delas numa única visita) e sanduíches generosos até pratos tradicionais, o que inclui o famoso Cuy, o porquinho da índia que é servido inteiro e muito comum no Peru.
Além disso, o restaurante tem uma vista privilegiada da cidade com janelas enormes no segundo andar. Vale a pena a visita, tanto para almoço como para um happy hour.
Portal de carnes 216 nivel 2, Cusco – Peru ($$-$$$)
4. Indigo Bar Restaurante (Cozinha peruana, tailandesa e pub)
Um dos restaurantes em Cusco mais badalados e com uma mescla bem legal da cozinha tradicional com a oriental. Isso porque a pegada por lá é misturar receitas, porém trazendo alguns ingredientes locais.
A dica é ir à noite, quando rolam algumas apresentações de artistas e músicos e também é a hora que o bar mostra todo o seu potencial, com drinques clássicos, como o Pisco Sour, ou reinvenções exclusivas do estabelecimento, como o Maracujá Sour e outros drinques. Todos impecáveis!
Calle Tecsecocha, 415, Cusco – Peru ($$-$$$)
5. Papacho’s (Cozinha americana)
Em toda viagem tem sempre aquela pedida para uma comida mais rápida, mas sem abrir mão da qualidade. Bom, o Papacho’s é a hamburgueria da vez da cidade e disputa fácil entre os melhores restaurantes em Cusco. Isso porque o estabelecimento aposta em um cardápio que varia desde o sanduíche mais clássico (com queijos e carnes variadas) até as opções veganas, como o hambúrguer de quinoa (até quem não é vegan deveria provar).
Além dos sandubas, o Papacho’s conta com um menu de pratos com massas e carnes.
Portal de Belen 115 Plaza de Armas, Cusco – Peru ($$-$$$)
6. Chicha por Gaston Acurio (Cozinha peruana e fusion)
Entre os mais requintados restaurantes em Cusco, vale o destaque para o Chicha do famoso chef Gaston Acurio. Opção perfeita para quem busca pratos mais finos e detalhadamente confeccionados. No cardápio, nota-se a influência da culinária típica peruana, mesclada com nomes velhos conhecidos da cozinha internacional, como massas e risotos.
Surpreenda-se com o toque mágico dos sabores e a apresentação única de cada prato – verdadeiras obras de arte. Entre os ingredientes mais usados, destacam-se a quinoa, a carne de alpaca, peixes, frutas e uma variedade de batatas e cebolas que só existem no Peru. Para beber, como já sugere o nome do estabelecimento, experimente a chicha, bebida sagrada dos antigos povos andinos.
Calle Plaza Regocijo 261, 2o piso, Cusco – Peru ($$$$)
Enfim, essas são algumas sugestões de restaurantes em Cusco que, certamente, darão mais sabor e cor ao seu roteiro pela região. A maior parte dos estabelecimentos se concentra nos arredores da Plaza de Armas, porém, não hesite em explorar mais e descobrir novos segredos culinários do Peru!
Curtiu as dicas? É apaixonada por gastronomia e está planejando uma viagem ao Peru? Então, não deixe de conhecer também os 3 restaurantes de Lima que estão entre os 50 melhores do mundo! Boa leitura e bom apetite!