Tempo de leitura: 2 minutos
O Canion del Colca, uma formação geológica de mais de 10 milhões de anos, atrai visitantes do mundo todo.
Em Arequipa, formado pelo rio Colca, rodeado pelos vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu, o Canion é um dos mais visitados no Peru, com sua beleza natural exuberante.
Segundo uma expedição científica realizada em 2005, a formação geográfica já alcança 4.160 metros de profundidade.
Para ter uma ideia, o famoso Grand Canyon, no estado americano do Arizona, tem uma profundidade média de 1.600 metros.
A base para se conhecer o Canion del Colca é a cidade do Vale do Colca, chamada Chivay. A maioria dos viajantes sai de Arequipa até Chivay, em uma viagem que por si só, já vale parte do passeio.
Durante o percurso, grandes formações rochosas, pequenas vilas e várias feiras de artesanato podem ser vistas. Com um pouco de sorte, animais pouco comuns como lhamas também podem ser vistos nos vales verdes, entre as montanhas peruanas.
A cidade de Chivay é muito pequena e funciona, basicamente, como um dormitório para os viajantes que vão conhecer o Canion del Colca. Ela é uma vila andina tradicional, com praça principal, igrejinha e feira para vender produtos típicos. Por lá, as mulheres se vestem como manda a tradição: usam saias, coletes e chapéus bordados. Tudo com muita cor!
ATRAÇÕES LOCAIS
As duas atrações principais da cidade são uma tirolesa, para quem gosta de aventura e as águas termais de La Calera, excelente opção para terminar o dia relaxando em piscinas quentes depois de uma boa caminhada.
Os condores e o visual do Canion del Colca
O espetáculo no Canion del Colca começa cedo, entre 8h e 11h, quando os condores sobrevoam a região, divertindo os turistas. A segunda maior ave do mundo, com uma envergadura que pode ultrapassar os 3 metros, é capaz de silenciar um grupo de turistas com sua dança em um dos espetáculos naturais mais belos do Peru. Com o seu bater de asas suave e majestoso, os condores são o personagem principal deste passeio.
As paisagens da região são de tirar o fôlego de qualquer um. Não só por serem bonitas, mas por serem incomuns e únicas!
O caminho até a parte mais profunda do Canion é longo e sinuoso e encontramos a Cruz del Condor, um mirante natural em que os visitantes podem ter um vista privilegiada da formação geológica e que também é super indicado para se observar o vôo do condor.
Para aproveitar melhor o passeio no Canion del Colca, confira essas dicas:
• Não esqueça que o local fica a cerca de 4.000m de altitude. Isso pode gerar náuseas, tonturas e dores de cabeça. Previna-se!
• Se estiver com tempo, opte por um passeio de dois dias. Você poderá conhecer tudo que a região tem a oferecer e desfrutará de uma estadia mais tranquila.
• Não esqueça de levar a máquina fotográfica para registrar os momentos únicos da viagem!
Consulte os passeios disponíveis em: www.machupicchubrasil.com.br